NOTA DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO COBREFIL 2013
NOTA DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO COBREFIL 2013
Por meio deste documento, nós, da Comissão Organizadora (C.O.), do COBREFIL 2013, eleitos na Assembleia Geral do COBREFIL em Pelotas-2012, e endossados na Plenária Nacional de Entidades de Base (PNEB) no Enefil 2013, na Paraíba, para realizar o Cobrefil 2013 na cidade de São Paulo, mais especificamente na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos e com o tema “AS ATUAIS DIFICULDADES DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA, ENTIDADES DE BASE E ENTIDADE NACIONAL” necessitamos comunicar e tornar público a nossa impossibilidade de realizar o Congresso, como aprovado no Edital na PNEB acima referida.
Os motivos da impossibilidade são os seguintes:
a) Em parte há uma inexperiência de eventos de tal porte, a saber, um congresso de caráter essencialmente político, e a logística de um evento que abarca os estudantes de filosofia de todo o Brasil, e soma-se a isso a nossa vontade de fazer muito, visto a importância do Congresso. E há de se reconhecer, e de frisar, que nós não seremos o primeiro grupo de pessoas, nem o último, a enfrentar tais problemas. Ao menos, reconhecemo-los e diante da atual situação, posicionamo-nos para resolvê-lo da melhor forma que estiver ao nosso alcance. Outros COBREFIL ´s já houve mudança de C.O. e de localidade.
b) Outro elemento de grande importância é o atual momento do campus Guarulhos, da UNIFESP. O Diretor Acadêmico que estava no cargo foi derrubado pelo movimento político da greve do ano de 2012, e entrou-se num “governo de transição”, ao qual foi praticamente impossível conseguir espaços para realizar o Congresso.
c) Soma-se a isso a questão de que recentemente a instância de deliberação oficial dessa Universidade, sua Congregação de Campus, decidiu por transferir a Universidade para o centro de Guarulhos, tornando instável a própria previsão de onde o campus estará nos próximos meses; na medida em que se prevê iniciar obras de construção do prédio definitivo no campus Guarulhos, estando em reforma o local onde cogitávamos realizar o Congresso.
d) Outra dificuldade é a questão do período de aulas em sentido duplo: nós que sediaríamos o Congresso e a data de “férias” dos congressistas. Do ponto de vista das aulas na UNIFESP, campus
Guarulhos, as aulas estarão acontecendo no mês de julho. Devido à greve estudantil em 2012 que durou cerca de 6 meses, com 2 ocupações, resultando em um calendário de “reposição” muito ruim, fazendo com que nossas datas não possam coincidir com outras faculdades. Isso atrapalharia, e muito, a utilização de salas para realizar o Congresso.
e) Faz-se necessário ressaltar que em um ambiente de pós-greve, um consequente refluxo depois das lutas que se radicalizaram em 2012, e um calendário onde não permite que os estudantes “respirem” e possam se envolver em atividades políticas na universidade, a dificuldade de se construir uma Comissão Organizadora fica latente.
Por fim, ressaltamos que é necessário ter em vista na crítica (que é bem vinda, sobretudo quando ela aponta os rumos mais corretos a serem tomados) as dificuldades políticas que se encontram na organização dos estudantes, e que se soma a nossa conjuntura dentro das universidades. Assim, informamos sobre a nossa impossibilidade e destinando à Coordenação Nacional da ABEF que encaminhe, da melhor forma que ela achar conveniente e construtiva, a realização do Cobrefil 2013.
E estimamos que a C.O. que realize o COBREFIL tenha em vista o Edital aprovado na PNEB e que leve em conta o tema aprovado, visando construir um evento que seja menos acadêmico e seja mais político, que aponte o fortalecimento da organização dos estudantes de filosofia, visando que problemas técnicos possam, num futuro que estimamos não muito distante, sejam facilmente superados pela determinação política maior dos estudantes e seu engajamento e determinação superior que era, com toda a certeza, o pressuposto de construção do COBREFIL em São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário